PERGUNTAS FREQUENTES

QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

Não existe um único motivo para se procurar um psicólogo. As pessoas geralmente buscam a terapia por enfrentarem um momento de crise (separações, perdas de entes queridos, perda de emprego e também em fases do desenvolvimento humano que podem gerar crises evolutivas, tais como paternidade e maternidade, adolescência, menopausa, aposentadoria, ou ainda sintomas diversos como ansiedade, depressão, falta ou excesso de apetite, tristeza, insônia.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS ESPERADOS COM A PSICOTERAPIA?

Autoconhecimento, ampliação de consciência e transformação pessoal.

No curto prazo, almeja-se a eliminação dos sintomas desagradáveis. Em médio e longo prazo, a psicoterapia deve proporciconar no indivíduo o prazer de se conhecer melhor, desenvolver-se, ampliar sua capacidade de reflexão, auto-análise, provocando mudanças na sua visão de mundo e comportamento.

QUANTO TEMPO DURA A PSICOTERAPIA?

Não há como prever, pois varia de pessoa para pessoa. Há casos em em cinco consultas a pessoa já pode alcançar os resultados esperados, mas, em geral, pode durar alguns meses ou até anos, quando reealizada na freqência mínima de um encontro por semana.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGO E PSIQUIATRA?

O Psiquiatra é graduado em Medicina com especialização em Psiquiatria, enquanto o Psicólogo é graduado em Psicologia. O Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais através de medicamentos. O Psicólogo trabalha os aspectos emocionais dos quadros clínicos, sem usar a farmacoterapia (remédios), mas sim através de abordagens e técnicas psicoterapêuticas. Em diversos casos, é indicado que o cliente seja acompanhado pelos dois profissionais.